Com toda sua exuberante biodiversidade, a Bacia Amazônica é rota obrigatória para os amantes da pesca esportiva. É um lugar único, onde se pode encontrar rios e lagos limpos e preservados, em meio à sua incontestável beleza selvagem.
Pescarias esportivas no Rio Teles Pires
Pescar na Amazônia é algo único no mundo: com todos os sons, cheiros e visões já é algo especial e excitante. Mas fisgar um tucunaré ou um jaú é indescritível. Milhares de espécies de peixes habitam os rios da Amazônia.
É importante lembrar que a pesca esportiva é uma atividade ecologicamente correta e proporciona momentos de prazer ímpares aos seus praticantes, cada dia mais preocupados com a manutenção do meio ambiente e da preservação das espécies dos peixes, já que sem eles o esporte não pode ser praticado.
Vistas aéreas da cidade de Tabaporã, Mato grosso
Cavalgada na cidade de Tabaporã, Mato Grosso
Estrada de acesso para as Comunidades de Tabaporã no Mato Grosso
Vistas parciais da cidade de Tabaporã no Mato Grosso
Rally de Aventuras na cidade de Tabaporã no Mato Grosso
Rodovia de acesso para a cidade de Tabaporã, Mato Grosso
Ruas e Avenidas da cidade de Tabaporã no estado do Mato Grosso
Turra Armazéns Gerais em Tabaporã, Mato Grosso
Zona Rural da cidade de Tabaporã, Mato Grosso
Dados gerais da cidade de Tabaporã, Mato Grosso
Código do Município - 5107941
Gentílico - tabapoaense
Prefeito (2017 / 2020) SIRINEU MOLETA
População estimada [2019] 9.489 pessoas
População no último censo [2010] 9.932 pessoas
Densidade demográfica [2010] 1,19 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,3 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 1.168 pessoas
População ocupada [2017] 12,5 %
Posição geográfica da cidade de Tabaporã no estado do Mato Grosso
História da cidade de Tabaporã, Mato Grosso
Tabaporã
Mato Grosso - MT
Histórico
O território do município foi inicialmente habitado por nações indígenas. A denominação do município é de origem Tupi, sendo homenagem aos antigos moradores desta vasta área, hoje habitada pelo homem branco. E foi um ilustre cidadão, um poeta da mais alta linhagem que sugeriu o nome da cidade — Carlos Drummond de Andrade, o mineiro que ficou imortalizado pelos versos que compôs ″no meio do caminho existia uma pedra, existia uma pedra no meio do caminho″.
Tabaporã significa taba: aldeia, povoação e porã: bonito, belo, formoso. ″Cidade Bonita″.
Com certeza seus povoadores preveem um futuro brilhante para esta cidade encravada no seio da floresta amazônica. Para a formação da Bacia Amazônica contribuem os rios São Francisco e Apiacás, além de inúmeros afluentes, constituindo-se numa região de considerável índice de concentração hidrográfica, portanto, de excelente drenagem fluvial. Outro fator extremamente importante é a topografia do terreno, a maioria é plana, sem limites para a mecanização agrícola.
Certamente com a expansão da fronteira agrícola e a construção de boas estradas vicinais, rodovias e boas condições de trabalho o progresso fincará pé na ″Cidade Bonita″.
A comunidade surgiu a partir de 1984, em função do projeto de colonização da Gleba Tabaporã, cuja área era de quase quarenta mil quilômetros quadrados. Deu-se a partir de um contrato firmado entre Apolinário Empreendimentos Imobiliários Ltda., pertencente ao Grupo Comercial Isaías Apolinário e Zé-Paraná Empreendimentos Ltda., pertencente ao colonizador e comendador José Pedro Dias, popularmente conhecido como Zé Paraná, pioneiro na região e fundador do município de Juara — MT.
A efetiva ocupação do núcleo de colonização ocorreu com a venda dos primeiros lotes. Foi pioneiro nesta área o agricultor Ademir Jesuíno Costa, que veio com sua família da cidade paulista de Monte Castelo, fixando residência em Tabaporã.
Grande fluxo migratório registrou-se em 1985. Centenas de famílias chegavam ao lugar à procura do sonho da terra própria, a maioria desses pioneiros provinha dos Estados de São Paulo e Paraná.
A propaganda de terra boa e baixo custo atraíram muita gente, permanecendo em efervescência até 1986. A partir do ano seguinte, observou-se uma estabilização na vinda de famílias migrantes, em função do quadro de venda nas áreas agricultáveis por problemas conjunturais de influência nacional.
O povoado em crescimento tomava forma de cidade, e seus moradores se organizaram politicamente e reivindicaram maior poder de decisão.
Gentílico: tabaporaense
Este eh o brasão da cidade de Tabaporã, Mato Grosso
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Tabaporã, MT / IBGE / facebook.com/juniorimagensaereas (Junior Imagens Aéreas) Wikipédia / Thymonthy Becker
DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO
OS SONHOS QUE SONHEI
A FUMAÇA QUE PURIFICA
Estava em cima de o que seria um telhado de uma casa. Mas este telhado era feito de folha de zinco e era bem comprido. Deveria ter uns 10 metros de comprimento por uns 3 metros de largura. Numa das extremidades, mas do lado de fora deste teto, Havaí uma chaminé e saia muita fumaça cinza. O vento trazia esta fumaça em minha direção, eu estava do outro lado. Esta fumaça percorria toda a extensão deste telhado. Eu sabia que esta fumaça tinha que percorrer todo o telhado, pois ela estava purificando o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário