MATO GROSSO / BRAZIL: RIO XINGU / MATO GROSSO E PARÁ / BRAZIL

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

RIO XINGU / MATO GROSSO E PARÁ / BRAZIL




Entre todos os rios do Brasil, o Xingu pode ser considerado o de maior apelo místico. Suas margens são povoadas há séculos por diversas etnias indígenas, que vivem ao longo de seus 1.979 quilômetros (1.230 Milhas) de extensão
Ele já testemunhou – e continua – todo o processo histórico de ocupação dessas terras.
É preciso conhecer a parte central do Parque Indígena Xingu, praticamente inviolada, para tentar compreender como era a vida dos primeiros brasileiros e, sobretudo, pescar nas águas que ainda abrigam peixes com a mesma quantidade e tamanho de 500 anos atrás.
A ictiofauna do local é riquíssima em espécies, e apresenta vários casos de endemismo (espécies restritas a uma só área). Trabalhos científicos recentes revelaram a ocorrência de cerca de cem espécies de peixe nas corredeiras localizadas na área de Altamira, no Pará.
Conheça a Região Turística do Xingu, um verdadeiro paraíso amazônico.

Com cenários intocados pelo homem, rios sinuosos e selva fechada, o Polo Xingu oferece um excelente ambiente para aqueles que gostam de se aventurar e querem um contato maior com a natureza. O Polo leva o nome do rio Xingu, que nasce no leste do estado do Mato Grosso e corta o Pará no sentido sul/norte até desaguar no Amazonas.
O rio Xingu nasce em Mato Grosso, ao norte da região do planalto Central, na união entre as serras do Roncador e Formosa, aos 600 m. de altitude. 
A região de sua nascente está no Parque Indígena de Xingu. Ao sair do parque entra na Área Indígena Jarina.
O rio cruza a fronteira com o estado do Pará, onde corre quase unicamente pelo município de Altamira (que com 159.696 km², é o maior município do mundo). O curso do rio dentro do território Kapayó é muito acidentado, com as cachoeiras Ananá e a corredeira Porto Seguro.

Ao sair da área indígena segue o curso caudaloso, com as cachoeiras de Mucura e Gorgulho do Santo Antônio, antes de chegar à primeira localidade de importância nas margens do rio, São Felix do Xingú, onde recebe pela direita outro de seus principais afluentes, o rio Fresco (560 km).
foto - Armandina Morbeck
Continua descendo por uma região pouco habitada, tornando-se cada vez mais largo, em um curso com muitas ilhas, bancos de areia e cachoeiras.
ALTAMIRA
Altamira, o maior municípios do mundo em extensão territorial, está localizado ás margens do Rio Xingu, o que proporciona a chamada "Volta Grande do Xingu", trecho sinuoso e cheio de cachoeiras onde no seu final, será construída a Hidrelétrica de Belo Monte.
O luau é uma prática comum nas praias da região. Centenas de banhistas fretam barco até uma das dezenas praias e balneários, onde passam a noite conversando, fazendo churrasco, cantando e curtindo o luar.
O município concentra também as maiores reservas indígenas do estado, além de florestas nacionais (Flonas) e outras áreas de proteção e conservação ambiental, com cachoeiras, corredeiras e lagos de águas claras.

Distante 8 km da cidade, pela via rodoviária, o Balneário do Pedral é o mais famoso e frequentado de Altamira. Uma boa opção para os finais de semana, com vários quiosques oferecendo comidas típicas e peixe fresco para um almoço delicioso, ao som de música ao vivo de grupos locais.
o Balneário do Jôa um ótimo local para refrescar o calor com várias quedas d’água do rio Xingu.
A praia do Pajé é uma das que mais chamam atenção dos turistas pelo clima ameno proporcionado pela quantidade de arvores em toda a sua extensão. Existe também um igarapé que deságua na lateral desta praia.
Praia do Besouro eh uma praia com área de camping. Seu acesso é somente fluvial em cerca de 15 a 30 minutos de travessia.
A Praia do Sossego possui vegetação variada, com coqueiros e açaizeiros. O acesso via fluvial leva de 10 a 20 minutos.
O Balneário Recanto Cardoso está localizado à 10 km da sede de Altamira, este balneário oferece excelente infra-estrutura de acomodação como apartamentos para hospedagem, bar e restaurante, lago propicio para prática de esportes náuticos, quiosques com churrasqueiras e até salão para eventos. 
O balneário apresenta ainda uma fauna e flora tipicamente amazônica com araras e iguanas que circulam livremente pelo local.
Se você estiver à procura de um local bonito, desestressante, em contato com a natureza, venha para o rio Xingu no Pará. São inúmeras praias para você voltar a sentir parte da natureza. Você verá que valeu a pena
Aqui o Rio Xingu, no entardecer, onde o azul das águas se mistura com o azulado do céu e floresta
Fonte dos textos e Fotos = Wikipédia / turismo paraense / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber



CONHEÇA O ESTADO DO TOCANTINS



OS SONHOS QUE SONHEI
RINDO EM CIMA DA MESA
 Estava numa espécie de floresta. Havia uma clareira. Nesta clareira havia uma mesa comprida. Havia duas mulheres sentadas à mesa, mais ou menos no meio desta. Numa das pontas estava deitado de lado nesta mesa, o sogro do Fernando de um lado e eu do outro. A gente estava conversando, Eu ria muito enquanto o sogro do Fernando falava. Não sei o que ele dizia, mas eu continuava rindo bastante. Até que estas duas mulheres me mandaram parar de rir, pois estava atrapalhando elas conversarem. Eu tentei para de rir, mas não consegui. Então desci da mesa e sai rindo por um caminho que tinha entre as árvores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário