MATO GROSSO / BRAZIL: 10 DESTINOS EXÓTICOS PARA ADMIRAR A VIDA SELVAGEM

domingo, 7 de fevereiro de 2021

10 DESTINOS EXÓTICOS PARA ADMIRAR A VIDA SELVAGEM




Tem pessoas que viajam pela comida, outras viajam para explorar novas culturas e tem gente que viaja para apreciar a vida selvagem mundo afora
01 - PANTANAL, BRASIL | AMÉRICA DO SUL 
A região do Pantanal, no Brasil, é menos famosa mundialmente que a nossa tão amada Amazônia, mas é muito melhor para os que querem admirar a vida selvagem, já que a densa vegetação amazônica esconde os animais. A região é muito bem preservada, graças aos investimentos com fins turísticos, e o melhor lugar para explora-la é no Mato Grosso.

Prepare-se para encontrar, nas incríveis paisagens pantanosas, uma ampla variedade de aves, répteis e mamíferos. Desde elegantes jaguares até engraçados tuiuiús (foto), sem falar das antas, papagaios, carcarás e o jacaré-do-pantanal. Se mover por lá é difícil e você vai precisar de guias para acompanha-lo em barcos ou pequenos aviões. 
02 - GALÁPAGOS, EQUADOR | AMÉRICA DO SUL 
Galápagos é o destino mais famoso do mundo e mais cobiçado quando o assunto é vida selvagem – e há um motivo para isso. Esse Patrimônio Mundial da UNESCO é formado por 58 ilhas vulcânicas cheias de espécies de animais que serviram de objeto de estudo para Darwin enquanto ele desenvolvia a tão polêmica – à época – teoria da evolução.



O aeroporto principal do arquipélago fica na ilha de Baltra – mais urbana do que as pessoas costumam pensar –, e de lá você pode partir para a exploração de sua ampla biodiversidade, com espécies muitas vezes endêmicas, como a tartaruga-das-galápagos, o pinguim-das-galápagos e o falcão-das-galápagos, além da iguana-marinha (foto), patolas-de-pés-azuis e filhotes de leões-marinhos. 
03 - BERGSLAGEN, SUÉCIA | EUROPA 
Para quem procura um destino um tanto menos tropical, ou mesmo equatorial, a dica é se aventurar pelos países nórdicos. A região de Berslagen, na região central da Suécia, está entre os principais destinos para quem busca vida selvagem na Europa.



Por ali você pode encontrar os famosos alces (foto) em seu habitat natural, lobos, ursos, linces, corujas e, nos rios e lagos, os simpáticos castores. Você pode contratar tours guiados saindo da capital, Estocolmo, a apenas duas horas, ou da cidade portuária de Västerås. 
04 - SARAWAK, BORNÉU, MALÁSIA | ÁSIA 
Bornéu é a terceira maior ilha do mundo e está dividida entre três países: Malásia, Indonésia e Brunei. O melhor lugar para começar a explorar sua vida selvagem fica na parte malaia, nos parques nacionais da região de Sarawak.



Saindo da cidade de Kuching, você pode encontrar o porco-barbado, o macaco-cinomolgo, o orangotango (foto) e o lindo macaco-folha-prateado, tudo isso no Parque Nacional Boko, e se você ficar durante a noite ainda pode ver o cervo-rato e algumas espécies de morcegos. Já próximo à cidade de Miri, você pode ver incríveis cânions e rios no Parque Nacional de Gunug Mulu, habitado por belos pássaros e curiosos macacos. 
05 - MADAGASCAR | ÁFRICA 
Madagascar inteira é famosa por sua rica biodiversidade – mais da metade das espécies que você vai encontrar por lá é endêmica, ou seja, só existe lá! Os famosos lêmures indri, estrelas desse destino e maiores lêmures que você vai encontrar, vivem principalmente no Parque Nacional de Andasib, na província de Toamasina.



Para além dos tão procurados lêmures, por lá você pode encontrar, se procurar, fantásticas baleias-jubarte, na Ilha Sainte-Marie, costa da província. Para ver o pequeno aie-aie, parta para Manara e faça um tour noturno na Ilha de Aie-Aie. Não se esqueça de contratar um bom guia para não correr o risco de perder o lêmure-de-cauda-anelada (foto), o camaleão brookesia e as tartarugas marinhas. 
06 - SOSSUSVLEI, NAMÍBIA | ÁFRICA
Dizem que a Namíbia é um dos melhores países para explorar em sua primeira vez à África, isso porque ela tem ótimas estradas, cidades com boa infraestrutura e opções de acomodação, um povo hospitaleiro e, claro, paisagens fascinantes com grande número de animais selvagens para o safari dos seus sonhos.



A dica para começar é visitar o deserto de sal de Sossusvlei, não muito longe da capital Windhoek, no Namib Naukluft National Park. O lugar é um dos principais destinos no país e lá você pode avistar o famoso órix (foto), o cabra-de-leque, o avestruz, cavalos selvagens, e, à noite, o tourão, o lobo-da-terra e o porco-formigueiro. 
07 - SVALBARD, NORUEGA | EUROPA 
Se a África for quente demais para você, talvez você prefira um safari polar. Em Svalbard, um arquipélago ao norte dos países nórdicos, estão as conglomerações humanas mais ao norte do mundo, depois disso só há geleiras. Por lá vivem cerca de três mil pessoas e, também, três mil ursos polares.



Alguns tours levam os turistas para apreciar a vida selvagem, que, ao contrário do que você pode pensar, vai além dos ursos – raposas-polares, renas, leões-marinhos, camundongos endêmicos e um número surpreendente de aves estão entre os habitantes locais. E já que você estará por lá, não deixe de visitar Longyearbyen, a cidade mais populosa do arquipélago, com duas mil pessoas e um número também surpreendente de negócios, indústrias e atrações culturais, como shows, exposições e festivais! 
08 - ILHA KAGAROO, AUSTRÁLIA | OCEANIA 
Talvez você não saiba, mas a Ilha Kangaroo é muitas vezes citada como a Galápagos do sul, e não é para menos, afinal a Austrália tem uma quantidade enorme de espécies endêmicas.



Essa ilha, a apenas 45 minutos de balsa de Adelaide, no sul da Austrália, é um santuário de cangurus e coalas, mas a verdade é que você pode vê-los em qualquer outro lugar do país. A ilha se destaca por seus fofíssimos bandicoots, os leões-marinhos, as equidnas e os wallabees, que se parecem com um canguru pequeno, e até os tão conhecidos diabos-da-tasmânia. 
09 – PARQUE NACIONAL DE YELLOWSTONE, ESTADOS UNIDOS | AMÉRICA DO NORTE 
Esse famoso parque nacional majoritariamente localizado no Estado de Wyoming, nos Estados Unidos, é famoso por suas atividades geotermais, com gêiseres e belas florestas. Mas Yellowstone também é um ótimo destino para quem quer explorar a vida selvagem. Por lá você pode encontrar o urso-cinzento e matilhas de lobos-cinzentos, além do veado das Montanhas Rochosas, o antilocapra, falcões, bisões (foto) e coiotes. 
10 - PARQUE NACIONAL DE KOMODO, INDONÉSIA | ÁSIA 
A casa do famoso dragão-de-komodo é uma das mais de 17 mil ilhas que compõem a República da Indonésia. Ela se destaca das outras justamente por ser o principal habitat do animal, o maior lagarto do mundo, que recebeu seu nome por causa da ilha.


Komodo tem apenas dois mil habitantes e faz parte da área de proteção do Parque Nacional de Komodo, que inclui outras ilhas da região. Mas o grande lagarto não é o único animal por lá - o imponente búfalo-asiático e o macaco-cinomologo também vivem ali. Isso sem falar da rica vida marinha, que inclui a manta, o peixe-lua, o tubarão-baleia, a cachalote e alguns golfinhos. 

Fonte dos textos e fotos: Guiadasemana.com.br / msn.com / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / 



Conheça as cidade do Brasil, de A a Z


Nenhum comentário:

Postar um comentário